Q&A

 

O que é ArtFabric?

The ArtFabric é um projeto de dois fotógrafos ativistas que propõe intervenções artísticas em comunidades marginalizadas. Colamos obras de arte - graffiti, stencil, fotografias - nos muros e nas paredes destes lugares.

 

O que vocês querem dizer com comunidades marginalizadas?

Atuamos em comunidades de refugiados, moradores de rua, favelas e ocupações ilegais. Buscamos lugares onde as pessoas foram socialmente excluídas e tornaram-se invisíveis aos olhos da sociedade.

 

Qual o objetivo de vocês ao atuarem nestas comunidades?

Além de proporcionar uma experiência estética diferente ao nosso público, buscamos através da arte elevar a visibilidade destes grupos e chamar atenção da condição de vida deles, trazendo à tona questões sociais que consideramos pertinentes: falta de moradia, gentrificação, desigualdade social, uso do espaço público e fronteiras.

 

Que tipo de arte e fotografias você colam nos muros?

Não há limite de estilo, linguagem, técnica e tamanho. As obras podem ser em acrílico, spray, óleo. O suporte é preferencialmente papel, por ser leve, barato e fácil de transportar. Quanto às fotografias, estas são de autoria da ArtFabric. São registros e retratos das pessoas que conhecemos em nossas ações. As mesmas são impressas em papel tipo sulfite, em grandes dimensões.

 

A atividade de vocês é legal? Você precisam de autorização para colar?

Embora não depredemos patrimônio público ou propriedades privadas, temos consciência que nosso trabalho tem uma natureza provocativa, em que nossas ações questionam a ocupação do espaço público.

Seja nas ruas ou em favelas, seja “casa” um barraco ocupado de maneira ilegal ou uma tenda improvisada, sempre pedimos autorização às pessoas que ocupam estes espaços. Esta é uma forma de legitimar suas moradias e reconhecer a presença destas pessoas.

 

Quem cria as obras de arte a serem coladas?

Além de produzirmos nossas próprias imagens fotográficas impressas em papel, contamos com um grupo de artistas colaboradores, a maioria deles membros projeto Street Art Without Borders*.Como se dão estas intervenções?

A ArtFabric está preocupada em criar uma rede de diálogos, colaborações e conexões entre o espaço habitado, o público alvo, os artistas e nós. Buscamos uma interatividade com os grupos que atingimos, independente da situação em que se encontrem.

Essas intervenções ocorrem de diversas maneiras. A partir de histórias, fotografias e relatos coletados por nós durante nosso contato com esses grupos, artistas criam trabalhos inspirados nestas experiências.

 

Abaixo selecionamos alguns exemplos de diferentes intervenções realizados pela ArtFabric.

 

Case Study 01: A Casa, por Phillipe Herard

Numa conversa com o artista francês Herard, dividimos com ele nossas experiências na favela Paraisópolis em São Paulo. Propomos a ele que pensasse sobre o tema casa: a relação com a casa, com o abrigo, a casa interna, a casa que levamos conosco, a falta dela. Herard criou uma série de 16 obras em papel, que foram coladas em diversas comunidades de rua em São Paulo, Los Angeles, Oakland e Tijuana.

 

Case Study 02: José Adriano, por Ebenholz

Numa das colagens que realizamos na favela Paraisópolis, fomos seguidos pelas vielas por José Adriano, um morador de 7 anos. As fotos produzidas naquele dia foram enviadas a vários artistas. O artista alemão Ebenholz produziu centenas de adesivos em que José Adriano aparece na frente de uma colagem, despretenciosamente chupando seu picolé. Retornamos à Paraisópolis munidos dos adesivos. José Adriano não se conteve de excitação, reconhecendo-se nos adesivos e fazendo questão de cobrir o próprio corpo com muitos deles. Neste dia, fizemos um retrato onde Adriano segura na frente da face o adesivo. Ao dividirmos com Ebenhotz este retrato, o artista criou um stencil do rosto de José Adriano em tamanho real. Retornamos a Paraisópolis, e muito embora José Adriano não residisse mais lá, seu stencil foi reconhecido e celebrado por seus amigos. Além de Paraisópolis, o stencil foi colado em Los Angeles e São Francisco, nos EUA.

 

Case Study 03: Sexy Girl, por Paddy

Ao longo de nossas incursões, estabelecemos uma relação mais estreita com um grupo de moradores de rua do bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo. Nestas interações é comum conversamos sobre nossos sonhos, lembranças, medos, histórias de vida. Numa ocasião perguntamos a Darlan, um jovem que sempre nos acompanha nas colagens, qual era o seu sonho. Ele sacou de sua barraca uma página de revista com uma mulher nua. “Este é meu sonho”, disse gargalhando.

Escaneamos a imagem e enviamos a Paddy, artista francês cuja temática gira em torno do nu feminino. Paddy criou diversos stencils em tamamho ampliado a partir daquela imagem. Darlan, ao ver seu “sonho” sendo colado nos muros de sua casa, explodiu em regogizo.

 

 

Case Study 04: Sono a Três, por Celso Gitahy

Conhecemos Everaldo e Ana quando ela ainda estava grávida do primeiro filho do casal. Há três anos eles residem nas ruas de São Paulo. NUma certa ocasião, fotografamos o casal cochilando numa cama improvisada de papelão. Ele segurava cuidadosamente a barriga de Ana. A imagem foi impressa em larga escala e colada na comunidade. O artista paulistano Celso Gitahy inspirou-se ao ver a imagem e a partir da mesma produziu um stencil em tamanho real do casal dormindo. O stencil foi levado de volta a comunidade, e causou grande comoção em Everaldo, pois o relacionamento com Ana já havia terminado depois que ela entregou o filho do casal para adoção.

 

Estes foram apenas alguns exemplos de como as intervenções se desenvolvem. A ArtFabric acredita no petencial criativo e visionário dos artistas, estamos abertos à colaborações espontâneas dos mesmos.

 

Vocês voltam em todas as comunidades que visitam?

Fazemos um esforço tremendo para voltarmos regularmente às comunidades, uma vez que nosso trabalho basea-se na criação de diálogos e interações com as pessoas. Quando em outros países, fazemos questão em retornar às comunidades o máximo que nossa estadia permitir.

 

Quais são os próximos passos da ArtFabric?

Pretendemos desenvolver nossas intervenções em outras cidades do mundo pois acreditamos no impacto positivo das artes visuais junto às populações vulneráveis. A fim de atingir este objetivo, precisamos de apoio financeiro, para tanto estamos em busca de potenciais patrocinadores.

Em retorno, publicaremos livros, organizaremos exposições e eventos.

 

www.theartfabric.com

 

* Street Art Without Borders é um projeto iniciado em 2008 que consiste em colar obras originais de artistas de diferentes nacionalidades em muros de cidades ao redor do mundo. Após 8 anos, obras de mais de 450 artistas vindos de 38 países foram coladas em 56 cidades da Europa, Américas e Ásia. As obras são de técnicas variadas (stencil, spray, acrílico, carvão) e feitas em papel de todos os tamanhos. Uma vez coladas, as obras são fotografadas e as imagens enviadas aos autores das obras e então publicadas online www.flickr.com/photos/urbanhearts

!

 

 

All rights reserved to TheArtFabric.com           All images by TheArtFabric

ALL RIGHTS RESERVED TO Marshall Astor  The gallery  images are by www.MarshallAstor.com

 

 

The ArtFabric

Art Activism & Social Engagement